MODULAÇÃO INTESTINAL

15 abr por admin

MODULAÇÃO INTESTINAL

Você sabe do que se trata???

O trato gastrointestinal é composto por diferentes espécies de bactérias que são definidas pela genética do indivíduo e/ou por características individuais e ambientais. Cada pessoa tem sua própria microbiota intestinal única, que é composta por vários tipos de bactérias, e que na maioria delas não são patogênicas, são herdadas do hospedeiro, e adquiridas na hora do nascimento e vão se desenvolvendo ao longo da vida da pessoa, conforme os hábitos de vida, uso de medicamentos, estresse, e até mesmo a localização em que a pessoa mora.

Pessoas sedentárias, que fazem muito uso de antibióticos, ou que sofrem de processos infecções no trato gastrointestinal, além do tipo de alimentação (dieta da pessoa) podem alterar permanentemente ou transitoriamente a microbiota intestinal.

A má alimentação pode influenciar na sobrevivência das “boas” bactérias no organismo, e que pode causar alterações no padrão de colonização bacteriano levando a processos inflamatórios no organismo, e o surgimento de doenças como câncer, obesidade, diabetes, esteatose hepática, problemas na tireoide, doença inflamatória intestinal entre muitas outras. Portanto, podemos concluir que os compostos bioativos (nutrientes presentes nos alimentos) tem um papel fundamental na modulação intestinal, logo uma microbiota intestinal saudável leva a um desempenho normal das funções fisiológicas do organismo e a uma qualidade de vida boa!

Pessoas que consomem uma dieta com baixa ingestão de fibras, com grande quantidade de alimentos ultra processados, industrializados, adoçantes e um alto consumo de carnes vermelhas, pode levar a modificação da microbiota intestinal, gerando um processo inflamatório e como consequência um intestino hiperpermeável. Essa permeabilidade intestinal pode causar diarreia, doenças inflamatórias intestinal, síndrome do intestino irritável, entre outras. Além de o intestino reduzir sua capacidade em absorver os nutrientes, as vitaminas e minerais, levando a carências.

Mas, o que é modulação intestinal?

É um conjunto de estratégias aplicadas no trato gastrointestinal e que tem como objetivo reequilibrar as proporções de bactérias que compõe a microbiota intestinal. Deve-se diminuir a incidência de bactérias patogênicas, que são as responsáveis por esses desequilíbrios. A modulação intestinal ajuda a proteger o epitélio intestinal, fornece nutrientes para a produção de substâncias benéficas, e ajuda a evitar o intestino a exposição de agressores e desreguladores do metabolismo.

A modulação intestinal leva a vários benefícios como: fortalecimento do sistema imunológico, melhora dos sintomas gastrointestinais, disposição, perda de peso, entre outros.

Se você possui muitos problemas de digestão e intestinais procure um nutricionista para lhe auxiliar e realizar a modulação intestinal.

Elaborado pela nutricionista Erika Fantaguci Chuqui Araújo
(11) 4106-8054/ 9.9938-6990

Poradmin